O futuro do maior hospital público da Região Central do Estado está nas mãos de 56 representantes do Conselho Universitário da Federal de Santa Maria. A reunião que coloca em pauta a administração do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) começou por às 8h50 minutos em uma sala do 9º andar do prédio da Reitoria, no campus da UFSM. A votação sobre o Husm é a 25ª pauta da reunião e deve ser o último assunto a ser tratado pelos conselheiros.
Desde cedo, dezenas de pessoas acompanham a reunião do conselho nos corredores do 9º andar e no hall do prédio. Entre os grupos que estão lá, há os que são contra a adesão à Ebserh _ estudantes e sindicatos _ e os que são à favor _ secretários de saúde dos municípios da região e prefeitos.
Votação pode ser cancelada
Como será o último assunto a entrar na pauta, não há garantias de que a reunião de hoje irá votar o tema. Isto porque só depois de os conselheiros apresentarem os pareceres das comissões sobre a proposta é que um deles pode pedir vistas e encerrar a reunião sem votação. Se ninguém pedir vistas, a votação deve ocorrer.
O conselho é composto pelo reitor, vice-reitor, diretores de centro, coordenador de Ensino Médio e Tecnológico, e representantes do Ensino Médio e Tecnológico, dos docentes por classe, alunos escolhidos pelo DCE, docentes dos centros de ensino, técnico-administrativos, discentes e comunidade local e regional.